Como fidelizar seus clientes
O mundo está se tornando virtual, mas seu cliente continua
de carne e osso. A única diferença é que ele hoje tem muito mais ferramentas
para avaliar seu produto, contar sobre a experiência com a sua empresa para o
mundo. Como conseguir fidelizar esse
novo perfil?
A fidelização do cliente exige um conjunto de ações que
vamos explorar mais:
Conheça seu cliente
Você conhece bem seu público? Conhece suas preferências e
quais os principais motivos que fazem seu cliente voltar? Se tem dúvida,
pesquise, entreviste, estude o perfil de vendas, os produtos de maior sucesso,
as principais reclamações e elogios. Você precisa conhecer quem compra seus
produtos. Acima de tudo, você precisa saber o que significa valor para seu cliente.
Comunique-se com seu cliente
Mantenha o contato com seu cliente, divulgue seus produtos e
novidades através de canais como mídias sociais, blogs, newsletter, email
marketing. Conecte-se com ele. Faça com que ele lembre de sua marca. Além de
divulgar sua marca, é muito importante responder a qualquer, qualquer pergunta,
elogio, reclamação ou outro contato estabelecido pelo cliente. Lembre-se, errar
não é o pior, mas ignorar uma reclamação é um desastre para um marca.
Atenda bem seu cliente.
Não basta somente ter uma venda significativa, se ela é
feita somente uma vez. A oportunidade de vender, é somente o primeiro passo
para fidelização. Mantenha uma estratégia de atendimento que possa oferecer
suporte a qualquer dúvida, ou problemas que o cliente enfrente depois de
comprar seu produto, ou contratar seus serviços. Se possível, além do
atendimento normal, crie uma ouvidoria para que o cliente ainda lhe dê uma
outra oportunidade de resolver sua demanda.
Ouça seu cliente
Pesquise e monitore o comportamento dos seus clientes. Saiba
quais são os produtos mais comprados, os que mais apresentam problemas, o que o
seu cliente deseja. Mantenha suas ações voltadas para a fidelização com a
qualidade de atendimento. Lembre-se, o custo de conquistar um novo cliente é
sempre mais alto do que manter um cliente atual e mais, a maioria dos seus
clientes vai embora por problemas de atendimento e não pelo preço.
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